Em meio a tentativas de engravidar ou mesmo diante de uma situação inesperada, o teste de gravidez de urina é um método eficiente para identificar uma possível gestação. Acontece que, algumas vezes, uma dúvida pode ocorrer após a interpretação do resultado: é possível ter um resultado falso positivo no teste de gravidez de urina? Esse artigo pretende esclarecer essa questão. Interessada? Então te convidamos a continuar a leitura até o fim.
Falso positivo seria indicar uma gravidez quando ela não é real
Para iniciarmos essa conversa sobre falso positivo, precisamos primeiro entender que o termo é usado para um resultado que indica que a mulher está grávida quando, na verdade, ela não está. Certo. Mas antes de continuar, precisamos destacar que os testes de gravidez de urina são seguros e oferecem alta precisão.
Teste de gravidez de urina detecta a presença do hCG
Isso acontece porque o produto foi desenvolvido para detectar a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) no organismo da mulher. Essa substância passa a ser produzida pelo organismo depois da implantação do óvulo fertilizado no útero e, depois, é eliminada na urina.
Um hormônio exclusivo de quem está grávida
Desta forma, geralmente de 6 a 12 dias após a fertilização, a placenta começa a produzir o hCG. Portanto, o hormônio é uma exclusividade das gestantes. Sendo assim, quando a substância é detectada na urina da mulher, há sim uma gestação em curso. Daí a segurança do teste de gravidez de urina.
Mas como é possível detectar o hCG na urina?
Para isso, o teste de gravidez de urina leva em sua composição um reagente que, ao entrar em contato com o hormônio, muda de cor. Por isso que o resultado positivo do exame pode ser, por exemplo, o surgimento de duas linhas coloridas em uma pequena janela. Os testes da linha Confira, desenvolvida pela Sanfarma, utilizam o mesmo reagente empregado em laboratórios de análises clínicas.
Ok! Mas é possível ter um falso positivo no teste de gravidez?
Se a resposta for simplista, podemos dizer que sim, é possível ter um resultado falso positivo em um teste de gravidez de urina. Mas ela não é. Embora seja possível, um evento desses é tido como raro. Nós listamos aqui alguns motivos que poderiam levar a um falso positivo em um teste de gravidez de urina:
- Uso inadequado: Isso acontece se o produto não for usado conforme as instruções do fabricante, por exemplo.
- Medicamentos: Alguns deles podem interferir nos resultados, como os medicamentos para fertilidade contendo hCG. Antipsicóticos e alguns diuréticos também podem interferir nos resultados.
- Condições médicas: Certos tipos de câncer (como câncer de ovário), doenças trofoblásticas gestacionais (um grupo de distúrbios que afetam o tecido que normalmente se desenvolve na placenta) e certos distúrbios hormonais, podem causar um aumento nos níveis de hCG e resultar em um falso positivo.
- Defeito no teste: Embora raro, é possível. O armazenamento inadequado é uma das causas de resultados imprecisos.
Sempre consulte um médico em caso de dúvida
Embora raro, se ocorrer com você um falso positivo no teste de gravidez de urina, é recomendável confirmar o resultado com um profissional de saúde em uma consulta médica para obter um diagnóstico preciso.
Precisão e rapidez no resultado com a linha Confira, da Sanfarma
Agora, se você quer ficar seguro em relação à precisão do teste de gravidez de urina, precisa conhecer a linha Confira, da Sanfarma. Além de usar o mesmo reagente dos laboratórios de análises clínicas, o produto é fabricado sob rigoroso controle de qualidade e, por isso, oferece 99,9% de precisão quando o teste é feito após o primeiro dia de atraso menstrual. Além disso, o resultado sai em até um minuto. Saiba mais em nosso portal Confira Gravidez e aproveite para obter outras informações sobre como identificar uma gestação!