Uma dúvida bem comum para quem suspeita estar grávida é se o resultado do teste de gravidez pode ser afetado por medicamentos. E se tratando de uma sociedade que se medica de forma intensa – e muitas vezes até mesmo sem prescrição médica – se deparar com uma situação assim é relativamente fácil. Por isso, preparamos esse artigo para responder a questão, esclarecer a razão e dar dicas do que você pode fazer em uma situação como essas. Se interessou? Então, boa leitura!
Medicamentos e sua relação com o teste de gravidez
Se você ainda não sabe, o teste de gravidez de farmácia é um método acessível, prático e que entrega o resultado com muita rapidez e precisão. Daí a sua popularidade. Ele funciona detectando a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) no corpo da mulher. Esse hormônio é produzido durante a gestação.
Mas, enfim, o teste pode ser afetado por medicamentos?
A resposta a essa pergunta é sim! E nós vamos explicar os motivos. Tudo começa pelo princípio do teste de gravidez, que detecta a presença de hCG no corpo da mulher a partir de uma amostra da urina, que é meio pelo qual o hormônio é eliminado pelo organismo. Alguns medicamentos podem interferir não apenas na produção como também na detecção do hCG, o que pode levar a falsos negativos ou falsos positivos.
Por quais medicamentos o teste de gravidez pode ser afetado?
Há várias classes de medicamentos que podem afetar o resultado do teste de gravidez. Nós relacionamentos aqui algumas delas:
- Com hCG na fórmula: Injeções do hormônio costumeiramente usadas em tratamentos de fertilidade podem levar a falsos positivos.
- Produção de hCG: Alguns medicamentos, como os empregados no tratamento de distúrbios da tireoide, podem interferir na produção de hCG e resultar em falsos negativos.
- Urina: Alguns remédios diuréticos podem diluir a concentração de hCG na urina, levando a falsos negativos. Os que contêm corantes ou pigmentos fortes podem afetar a cor da urina e, como consequência, interferir na leitura do resultado.
- Reagentes químicos: Outros medicamentos podem interferir nos reagentes químicos que são usados nos testes de gravidez, levando tanto a falsos positivos como a falsos negativos.
“Estou tomando medicamentos. O que eu faço agora?”
Bom, se você pretende evitar que um teste de gravidez seja afetado por medicamentos, aqui estão algumas dicas que podem ser adotadas. A mais importante delas é consultar um profissional de saúde: Assim, se estiver tomando medicamentos regularmente, é recomendável ouvir a opinião e as indicações de um médico sobre como agir. Ele pode dar informações sobre os remédios e orientar sobre o melhor momento para realizar o teste.
Leia as instruções e faça o teste no tempo certo
Outras duas medidas são válidas. A primeira é ler atentamente as instruções do fabricante sobre os medicamentos que podem interferir nos resultados. A outra é esperar o momento adequado para realizar a testagem. O indicado é aguardar alguns dias depois da relação sexual e, de preferência, testar após o atraso menstrual, para que os níveis de hCG estejam mais elevados.
Já pode testar? Agora escolha um teste de gravidez de confiança
Dúvida esclarecida? Então é verdade que o teste de gravidez pode ser afetado por medicamentos. Agora é seguir as dicas sobre como evitar que isso aconteça e, depois, contar com qualidade de um teste de gravidez de confiança. A linha Confira, da Sanfarma, está presente em 85% das farmácias de todo o Brasil e garante 99,9% de precisão no resultado, que sai em até um minuto. Quer saber mais? Então navegue pelo portal Confira Gravidez e tire todas as suas dúvidas! Nós queremos ajudar.