Se você está tentando engravidar ou se porventura teve relação sexual desprotegida e ficou preocupada, pode estar se perguntando quando é possível fazer o teste de gravidez de farmácia. E saiba que essa é uma dúvida bem comum entre as mulheres. Para ajudar a esclarecer a questão e, ao mesmo tempo, dar dicas importantes sobre como realizar o teste, nós preparamos especialmente esse artigo. Se interessou? Então continue a leitura e tire suas dúvidas!
Teste de gravidez prático, seguro e preciso
Antes de mais nada, você precisa saber que o teste de gravidez de farmácia é um método prático, seguro e preciso de detectar uma gestação. Além disso, pode ser adquirido em um comércio de confiança sem a necessidade de um receituário médico e ser realizado em casa, com toda a discrição necessária e de forma não invasiva. Assim, não só é possível fazer o teste de gravidez como manter o resultado dele limitado apenas a quem você queira que saiba.
Mas quando o teste de gravidez pode ser feito?
Bom, sobre isso é preciso explicar como o teste de gravidez é feito. O produto é desenvolvido para detectar a presença do hormônio hCG (gonadotropina coriônica humana) na urina. E por que? Porque o hCG é um hormônio desenvolvido exclusivamente pelo organismo da mulher gestante que começa a ser produzido logo após a implantação do óvulo fertilizado no útero, o que ocorre cerca de 6 a 12 dias após a fertilização. Esse hormônio é eliminado justamente por meio da urina.
Níveis de hCG evoluem conforme a gestação avança
Dito isso, você precisa saber também que os níveis de hCG no organismo da mulher grávida aumentam gradualmente com o avançar da gestação. Assim, a sua detecção também se torna mais fácil. Então, em tese, a resposta para a questão “quando é possível fazer o teste de gravidez de farmácia?” seria alguns dias após a relação sexual desprotegida. Contudo, é necessário esclarecer que a precisão do resultado pode variar.
Teste de gravidez feito após o atraso menstrual é mais confiável
Acontece que níveis muito baixos de hCG podem não ser detectados mesmo por um teste de gravidez de alta sensibilidade. Por isso, para obter um resultado preciso e confiável, o mais indicado é realizar o teste de gravidez após o atraso da menstruação. Neste ponto, os níveis do hormônio da gestação tendem a estar mais elevados e, por isso, a detecção se dá de forma mais fácil.
É simples para fazer o teste de gravidez em casa?
Muito! Escolha uma marca confiável e se prefere em forma de tiras ou caneta (os modelos mais práticos). Ambos os tipos carregam um reagente capaz de detectar a presença do hCG na urina. A diferença é que no caso das tiras, você precisará coletar uma amostra da urina em um coletor (que vem junto com o kit) e, depois, mergulhá-la no líquido para saber o resultado. No caso da caneta, o jato da urina pode ser lançado direto sobre o teste. Nos dois casos, leia atentamente as instruções do fabricante para realizar corretamente as etapas e fazer a leitura do resultado.
Teste de gravidez Confira entrega o resultado rapidamente
E se você está preocupada em ter que esperar muito tempo após o atraso menstrual para realizar o teste de gravidez, fica aqui mais uma dica. A linha Confira, desenvolvida pela Sanfarma, tem 99,9% de precisão no resultado logo após o primeiro dia de atraso da menstruação. Além disso, o Confira Semanas é capaz de apontar o tempo de gestação de uma a três semanas ou mais. Gostou? Então navegue pelo portal Confira Gravidez e saiba onde há uma farmácia de confiança para comprar o seu. Nossos testes estão presentes em 85% delas em todo o Brasil.