Algum dia você pode ter ouvido que a mulher enquanto amamenta não engravida. Mas já parou para pensar se isso é verdade ou mito? Pois bem, vamos aos fatos: sim, a mulher pode engravidar mesmo amamentando! Agora, a pergunta pode estar sendo outra, agora relacionada ao teste de gravidez: é possível fazer o teste durante a amamentação? Para explicar tudo isso, nós preparamos especialmente esse artigo. Então, boa leitura e se cuide!
É possível engravidar durante a amamentação
Antes de avançarmos com a questão sobre se é possível fazer o teste durante a amamentação, precisamos esclarecer um mito que por muito tempo prevaleceu entre as mulheres e que levou várias a uma gravidez inesperada. Sim! É possível que uma mulher engravide enquanto estiver no período de amamentação. É verdade que o amamentar pode afetar a fertilidade de algumas, causando um contraceptivo natural. Mas nem de perto é um método totalmente confiável de prevenir a gravidez.
Um contraceptivo natural, mas não eficaz
Esse contraceptivo natural ocorre porque a chamada amamentação em livre demanda (exclusiva e frequente), pode suprimir temporariamente a ovulação em algumas mulheres. Isso se dá porque o hormônio responsável pela produção de leite, a prolactina, inibe a liberação de outro hormônio, a gonadotrofina, que é necessário para a ovulação e maturação do óvulo. Vale dizer que isso é mais eficaz nos primeiros meses após o parto, com a amamentação em fase intensa.
Ficou em dúvida? O teste de gravidez pode ser a melhor saída
Agora, se você está em período de amamentação e, ainda assim, percebeu sintomas que podem sugerir que outro bebê pode estar a caminho, pode sim fazer um teste de gravidez de farmácia. Como sabemos, esses testes que podem ser feitos em casa, de forma prática e segura, detectam a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina. Esse hormônio só é produzido pelo organismo feminino após a fertilização e é o que indica a gestação.
Mas e a prolactina não pode atrapalhar o resultado?
A resposta para essa questão é: não! Durante a fase de amamentação, a presença do hormônio prolactina no corpo da mulher de fato é bem elevada, justamente para estimular a produção de leite materno. No entanto, a prolactina não influencia na produção do hormônio hCG. Por isso, a amamentação em si não prejudica a capacidade de um teste de gravidez detectar uma nova gestação. Assim, não só é possível engravidar como também se pode constatar a gravidez durante a amamentação.
Na dúvida, mesmo durante a amamentação, faça o teste de gravidez
E se você está percebendo sinais característicos de uma gestação mesmo durante a amamentação, fica a dica para testar e tirar a dúvida. Afinal de contas, os testes de gravidez de farmácia, além de seguros, têm como grandes vantagens o fato de poder ser feito em casa, de forma discreta, e oferecem respostas rápidas e precisas. No caso da linha Confira, da Sanfarma, a precisão é de 99,9% e o resultado sai em até um minuto. Assim, a ansiedade não tem vez nesta hora. Para saber mais você pode navegar pelo portal Confira Gravidez e descobrir as opções de testes disponíveis e onde pode adquiri-los!