Quem está planejando engravidar sabe que estar atento à ovulação pode fazer toda a diferença na tentativa de ter um bebê. A ovulação é o processo no qual um óvulo, pronto para ser fertilizado, é liberado pelos ovários. E algumas mulheres costumam perguntar: com quanto tempo de ovulação consigo saber se estou grávida? Para explicar isso, preparamos especialmente esse artigo. Se essa é sua dúvida, sugerimos que leia até o final!
Existe relação entre ovulação e gravidez?
Sim. A ovulação é o processo em que um óvulo é liberado dos ovários e está pronto para ser fertilizado por um espermatozoide. Se ocorrer a fertilização durante a ovulação, ou seja, se um espermatozoide fertilizar o óvulo, pode ocorrer a gravidez.
Mas precisamos deixar claro que a ovulação não é necessariamente um indicador direto de gravidez.
A ovulação pode ser um indicador indireto de gravidez?
De certa forma, sim. A ovulação pode ser usada por quem está tentando engravidar como um indicador indireto. Acontece que ela se dá normalmente no meio do ciclo menstrual que, para as mulheres com organismo mais regulado, geralmente é de cerca de 28 dias. É claro que esse tempo pode variar de mulher para mulher. Assim, para um ciclo menstrual regular, a ovulação ocorre aproximadamente 14 dias antes do início do ciclo seguinte.
Mas como isso funciona?
Relativamente de forma simples. Se a menstruação está atrasada e a mulher suspeita que possa estar grávida, é recomendável fazer um teste de gravidez para obter um resultado confiável. O teste de gravidez, seja o de urina ou o de sangue, mede a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) no organismo da mulher. Esse hormônio só é produzido durante a gravidez.
A gravidez é uma certeza durante a ovulação?
Não. É importante observar que nem todas as relações sexuais que ocorrem durante a ovulação vão resultar em uma gravidez. Diversos fatores podem afetar a fertilidade e a capacidade de concepção. Entre eles, a qualidade dos espermatozoides, a saúde reprodutiva da mulher e outros fatores individuais.
A orientação de um profissional sempre é importante
No entanto, precisamos destacar que cada mulher pode experimentar sintomas e padrões de ciclo menstrual diferentes. Por isso, diante de dúvidas a respeito da ovulação ou se suspeitar de uma possível gestação, o mais aconselhável é entrar em contato com um profissional da área de saúde para se orientar e obter aconselhamento adequado.
Fique atenta ao seu ciclo menstrual
Seja se está tentando engravidar ou ainda se deseja evitar a gravidez, a mulher precisa entender o seu ciclo menstrual e os sinais de ovulação. Assim, poderá tomar decisões de forma consciente. É possível fazer isso monitorando sintomas físicos, como as alterações na secreção vaginal, aumento da libido ou dor no baixo ventre. Há ainda a opção por kits de ovulação que detectam mudanças hormonais.
Teste de ovulação da linha Confira fornece resultado em até um minuto
Se você precisa detectar os dias de ovulação para tentar engravidar ou para se precaver se uma gestação não programada, precisa conhecer o Confira Fertilidade, o teste de ovulação da Sanfarma. O produto utiliza uma amostra de urina para detectar um possível aumento do nível do hormônio luteinizante (LH), que ocorre normalmente no intervalo de 24 a 36 horas antes da ovulação. Ele pode ser feito a qualquer hora do dia e o resultado sai em até um minuto. Praticidade e eficácia para seus planos. navegue pelo portal Confira Gravidez e saiba mais!