A suspeita de uma gravidez mexe com os sentimentos, desperta curiosidade, ansiedade e, claro, leva as futuras mamães a procurarem a certeza por meio de um teste. Grande parte recorre aos testes de farmácia em vez do de sangue em função da praticidade e rapidez com que se obtém o resultado. Mas você sabe o que os diferencia? Não? Então esse artigo é para você! Conheça a diferença entre o teste de gravidez de farmácia e o exame de sangue.
Qual a diferença entre o teste de gravidez de farmácia e o de sangue?
A principal diferença entre eles está no método utilizado para detectar a gravidez. No caso do teste de gravidez de farmácia, a base está na detecção do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) presente na urina da mulher. A produção deste hormônio se dá na placenta, tão logo o óvulo fertilizado seja implantado no útero. A eliminação do hCG se dá pela urina e os testes de farmácia possuem alta sensibilidade para detectar a menor presença dele.
Praticidade para usar e rapidez no resultado
Os testes de gravidez de farmácia são a primeira opção de muitas mulheres em função também da praticidade. Ele pode ser adquirido sem receituário médico e é muito simples de usar. Basta coletar um pouco de urina em um recipiente limpo ou ainda diretamente na tira ou caneta, dependendo do tipo de teste, e aguardar o resultado que sai em poucos instantes. O mais usual é que o material evidencie duas linhas coloridas nos casos positivos e uma apenas no negativo.
Conveniência, acessibilidade e sensibilidade garantidas
A conveniência e a acessibilidade são dois fatores muito favoráveis aos testes de gravidez de farmácia. Durante muito tempo, o maior problema deste tipo de produto foi a sensibilidade. Ou melhor dizendo, a falta dela. Principalmente para detectar a gravidez em seu estágio inicial. Mas isso é coisa do passado. A linha Confira, da Sanfarma, por exemplo, é capaz de apontar com segurança uma gestação logo após o primeiro dia de atraso menstrual.
Testes de sangue funcionam muitas vezes como contraprova
Algumas mulheres, depois de receberem o resultado positivo de um teste de gravidez de farmácia, costumam recorrer a um exame de sangue como uma espécie de contraprova. Um exame adicional para confirmar a gestação. Esse teste é realizado em laboratórios clínicos ou mesmo em consultórios médicos e são dois os principais tipos: o qualitativo e o quantitativo.
Testes qualitativo e quantitativo de hCG
O teste de sangue qualitativo verifica a presença do hormônio hCG no sangue e indica se o resultado é positivo ou negativo. O quantitativo, por sua vez, aponta a quantidade precisa de hCG presente no sangue e, além de confirmar a gravidez, também pode fornecer informações sobre a progressão da gravidez e estimar a idade gestacional com base nos níveis de hCG.
Confira Semanas aponta o tempo de gestação
O que era um diferencial para os testes de sangue, contudo, hoje também está presente na linha Confira de testes de gravidez de farmácia. O Confira Semanas é uma caneta reagente que detecta a gestação e aponta o seu estágio. São três marcações possíveis: T1, se a mulher estiver grávida de uma semana; T2, se a gestação for de duas semanas, ou ainda T3, se a concepção se deu faz três semanas ou mais.
Tudo sobre a linha Confira de teste de gravidez de farmácia
No portal Confira Gravidez você encontra mais informações sobre o Confira Semanas e todos os outros produtos da linha Confira. Navegue à vontade e descubra qual deles é o ideal para você!