A gravidez é um sonho para muitas mulheres, contudo engravidar para algumas pode ser algo extremamente difícil. Existem várias razões para essa dificuldade e isso inclui eventuais problemas dos homens e das mulheres. Fato é que não faltam pessoas que se questionem: não consigo engravidar, o que fazer? Por isso, resolvemos preparar esse artigo e tentar te ajudar o que pode ser a causa e como proceder para seguir na tentativa de ter um bebê.
Por que não consigo engravidar?
Essa dúvida permeia o inconsciente de muitas mulheres que têm dificuldade de engravidar. O importante é ter em mente que se está tendo problemas de fertilidade, o mais recomendável é consultar um médico especialista em saúde reprodutiva. Seu ginecologista pode lhe orientar a respeito. Quanto às razões, podemos enumerar diversas. Aqui, selecionamos alguns motivos que explicam o “não consigo engravidar”.
Problemas hormonais
Diversos problemas hormonais afetam a fertilidade feminina e como cada caso é único, o diagnóstico preciso deve ser feito por um médico especializado em saúde reprodutiva. Na lista dos problemas hormonais mais comuns para dificultar uma concepção estão:
- Síndrome dos ovários policísticos : Uma condição em que os ovários produzem níveis mais altos de hormônios masculinos, interferindo na ovulação regular.
- Disfunções da tireoide: Hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios da tireoide) e hipertireoidismo (produção excessiva) podem afetar a fertilidade.
- Hiperprolactinemia: Distúrbio caracterizado por altos níveis do hormônio prolactina. Níveis elevados de prolactina podem inibir a ovulação e a fertilidade.
- Insuficiência ovariana prematura: Também conhecida como menopausa precoce, é uma condição em que os ovários param de funcionar antes dos 40 anos.
Disfunções ovarianas
Referem-se a alterações no funcionamento dos ovários que podem afetar a fertilidade feminina. Existem diferentes tipos:
- Anovulação: Ausência de ovulação regular. A ovulação é necessária para que um óvulo seja liberado e esteja disponível para ser fertilizado.
- Ovulação irregular: Neste caso, ela ocorre de forma inconsistente ou imprevisível, o que torna difícil determinar o momento mais fértil do ciclo.
- Disfunção dos folículos ovarianos: Problemas com a maturação e liberação dos óvulos dos folículos podem prejudicar a fertilidade.
- Diminuição da reserva ovariana: À medida que as mulheres envelhecem, a reserva ovariana naturalmente diminui, o que pode afetar a fertilidade, mas isso também pode ocorrer precocemente, antes da idade esperada.
Problemas com a contagem ou qualidade do esperma
O problema também pode estar na contagem ou qualidade do esperma e, por isso, a pergunta “não consigo engravidar, o que fazer?” precisa levar em consideração a situação do parceiro. Para que ocorra a gravidez, o esperma deve ser capaz de fertilizar o óvulo com sucesso. Mas se a quantidade de espermatozoides presentes no sêmen for baixa ou se a capacidade de se moverem em direção ao óvulo for muito lenta, pode haver dificuldades na concepção. Assim como problemas com a estrutura dos espermatozoides.
Outras condições do “por que não consigo engravidar?”
Há ainda outras condições que podem levar à dificuldade em engravidar, como a obstrução das trompas de falópio, que são responsáveis por capturar o óvulo liberado pelo ovário durante a ovulação e fornecer um ambiente propício para a fertilização. A endometriose, condição em que o tecido semelhante ao revestimento do útero, cresce fora do útero também pode afetar a fertilidade e dificultar a gravidez por várias razões como a formação de cicatrizes e aderências; distúrbios da ovulação; inflamação e disfunção dos órgãos pélvicos; alterações na qualidade dos óvulos, ou a produção de substâncias inflamatórias prejudiciais.
Há solução para os casos em que não consigo engravidar?
Seja qual for a razão, o diagnóstico e o tratamento dependem de exames clínicos, de laboratório ou de imagens e, por isso, é imprescindível consultar um especialista. Dependendo do diagnóstico, há várias alternativas de tratamento para tentar engravidar. Entre elas:
- Medicamentos para estimular a ovulação em mulheres.
- Cirurgia para corrigir endometriose ou obstruções nas trompas de falópio.
- Inseminação intrauterina.
- Fertilização in vitro (FIV).
- Uso de um doador de esperma ou óvulo.
Conheça a linha Confira de testes de fertilidade e gravidez
Agora você sabe que se tem tido dificuldade ou ouviu alguém dizer “não consigo engravidar, o que fazer?”, há várias razões assim como tratamentos para solucionar essa condição. E a linha Confira, da Sanfarma, está aqui para te ajudar neste processo. Com o Confira Fertilidade, você consegue saber o dia em que está ovulando para buscar uma tentativa bem sucedida de concepção. E quando estiver com sintomas, os testes de gravidez Confira, Confira Pratic e Confira Semanas fornecem um resultado com 99,9% de precisão em até um minuto usando uma amostra da urina de qualquer hora do dia. Por isso são práticos, eficientes e seguros. Quer saber mais? Que tal então navegar pelo Portal Confira Gravidez e aprender mais sobre gestação? Aproveite!