Seja por já estar em meio a um processo de tentativa de engravidar ou quando surge uma dúvida a respeito de uma possível gestação inesperada, a mesma pergunta é despertada na mente de muitas mulheres: quais são os primeiros sintomas da gravidez? Para esclarecer essa dúvida e te ajudar a entender se o que está acontecendo com seu corpo pode mesmo ser um bebezinho a caminho, resolvemos preparar este artigo. Interessada? Então, boa leitura!
Os primeiros sintomas da gravidez são iguais para todas?
Bom, assim como uma mulher não é igual a outra, os primeiros sintomas da gravidez podem variar de uma para outra e nem todas experimentam os mesmos sinais. Alguns desses sintomas podem ser mais evidenciados em umas, enquanto passam despercebidos em outras. Mas ainda assim é possível listar uma série deles e analisar se o que você está sentindo pode ser sinônimo de gestação. Vamos a eles?
Atraso menstrual
Clássico! Esse é um dos mais óbvios sintomas da gravidez. No entanto, é bom dizer, algumas mulheres podem até ter sangramento leve ou irregular nos primeiros meses da gestação e isso, inclusive, pode ser confundido com uma menstruação normal.
Sensibilidade e aumento dos seios
É outro entre os sintomas da gravidez. Muitas mulheres notam um aumento da sensibilidade e também do tamanho dos seios logo no início da gestação. Os mamilos também podem ficar mais escuros.
Ai que fadiga
Sentir-se cansada e com sono excessivo é comum nas primeiras semanas e, portanto, também se enquadra entre os sintomas da gravidez. Isso acontece por causa das mudanças hormonais e ao aumento da demanda de energia pelo corpo.
Lá vêm as náuseas e vômitos
Também conhecidos como enjoos matinais, esses sintomas da gravidez podem ocorrer a qualquer hora do dia. Acontece que algumas mulheres podem passar a gravidez toda sem nem sequer ter nenhum enjoo matinal. Mas outras podem ter que lidar com eles de forma bem intensa.
Visitas mais frequentes ao banheiro
O aumento da frequência urinária está entre os mais comuns sintomas da gravidez. Isso ocorre devido ao aumento do fluxo sanguíneo nos rins e à pressão exercida pelo útero, que entra em expansão, sobre a bexiga.
Várias mudanças de humor
As alterações hormonais no organismo da mulher podem provocar flutuações de humor, irritabilidade e sensibilidade emocional, fazendo com que essas mudanças se enquadrem entre os sintomas da gravidez.
Chega de dúvida! Com sintomas? Faça um teste de gravidez
Agora, atenção! É importante saber que esses sintomas podem ter outras causas além da gravidez. Então, se estiver em dúvida, o melhor é fazer um teste de gravidez para ficar mais tranquila. E nesses casos, o teste de gravidez de farmácia, que usa uma amostra de urina e pode ser feito em casa, pode ser a melhor alternativa. No caso da linha Confira de testes de gravidez, produzida pela Sanfarma, a testagem pode ser feita a qualquer hora do dia, o resultado sai em um minuto e a precisão é de 99,9%. E aí, está com sintomas? Então não perca tempo e faça o seu teste. Quer saber mais como funciona e onde adquirir o seu? Então navegue no portal Confira Gravidez e saiba tudo o que precisa.